31 maio 2013

Ubatã: Árvore localizada no município participará do concurso que visa encontrar o maior Jequitibá da região

"Sandó" é o nome do Jequitibá ubatense
Foto: Yan Santos, Notícias de Ubatã
Foi realizado na última quarta-feira (29), por volta das 15h, na Fazenda Yrerê, na Rodovia Jorge Amado, Km 11, Entre Ilhéus e Itabuna, com direito a degustação de chocolate, o lançamento oficial do concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, uma das principais iniciativas do “Programa Árvores da Cabruca”, iniciativa do Instituto Cabruca, com apoio da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Instituto Federal Baiano – Uruçuca e TV Mercado do Cacau.

O Programa tem o objetivo de formar produtos ecoturísticos associados a cadeia produtiva do cacau e chocolate, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia. O concurso homenageará neste ano o Jequitibá. O município de Ubatã terá um representante à altura do concurso e "coloca altura nisso". 

Jonga Alcântara no evento
Um Jequitibá-rosa, localizado na fazenda Boa Lembrança, de propriedade do saudoso Sandoval Alcântara, que já foi prefeito de Ubatã, é um forte concorrente do concurso. Com aproximados 60 metros de altura, de acordo com registros da internet, o Jequitibá-rosa ubatense pode estar entre os maiores do Brasil.

O ubatense Jonga Alcântara estima que a árvore, carinhosamente apelidada de Sandó, em homenagem ao seu saudoso pai, tenha mais de 500 anos e afirmou que era um sonho antigo dele que o Jequitibá fosse preservado, e que o público tivesse acesso a essa maravilha da natureza. Em uma visita à fazenda, composta por integrantes da CEPLAC, TV Mercado, site Notícias de Ubatã, realizada no final do ano passado, os componentes da Ceplac afirmaram que além do Jequitibá a Fazenda Boa Esperança é uma das poucas áreas de mata nativa na região, que ainda permanecem quase intocável.

Redação Notícias de Ubatã