26 janeiro 2012

Ubatã: População apoia internação involuntária para viciados em crack


Pesquisa Datafolha realizada na última semana revelou que nove em cada dez brasileiros defendem a internação involuntária para viciados em crack, informa matéria da Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (25).
Ao serem perguntados se um adulto dependente da droga deveria ser internado para tratamento, mesmo contra a própria vontade, 90% dos entrevistados disseram que sim.

Prevista na Lei 10.216 para doentes mentais, a internação involuntária é defendida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mas não encontra apoio em alguns grupos, como o Conselho Federal de Psicologia. No último dia 3, o tema voltou à tona com a criação pelo governo do plano federal de combate ao crack e com a ação da PM na cracolândia paulistana.

Em Ubatã, os chamados "nóias", viciados em crack, se espalham pelas ruas pedindo dinheiro a pedestres e até mesmo fazendo pequenos furtos para sustentarem seus vícios. É comum eles ficarem à porta dos estabelecimentos comerciais pedindo dinheiro ou mesmo comida para trocarem pela droga. Com informações do Bahia Notícias.

Redação Notícias de Ubatã