08 abril 2025

Descaso com os rios de Ubatã: moradores reivindicam ações efetivas

Ponte sobre a Av. Landulfo Alves
A ausência de limpezas periódicas e políticas públicas voltadas à preservação ambiental tem deixado marcas nos rios de Ubatã, Bahia. O matagal cobre o leito do Rio Água Branquinha em diversos trechos, tornando-se um problema visível para quem passa pela ponte que conecta a Avenida Landulfo Alves à Tancredo Neves, no coração da cidade.

Os moradores têm apontado a negligência como um dos fatores agravantes para o acúmulo de lixo e vegetação nas margens e no leito dos rios. O Rio Água Branquinha, único com nascente no município, se destaca pelas constantes demandas da população por limpeza e conservação. Embora tenha havido uma licitação pela Prefeitura de Ubatã no ano anterior para contratar uma empresa especializada na limpeza dos rios Água Branquinha e Dois Irmãos da Mata, até agora, nenhuma ação concreta foi executada pela vencedora do certame.
Diante dessa situação, a população ribeirinha e demais cidadãos da cidade não têm economizado esforços em cobrar medidas por parte do setor responsável da Prefeitura Municipal de Ubatã (PMU). Além da limpeza imediata, a comunidade defende a implantação de um trabalho contínuo e eficaz, voltado à preservação dos poucos recursos hídricos que ainda restam.

O caso evidencia a importância de políticas públicas sustentáveis e reforça o papel da sociedade na fiscalização e cobrança por ações que visem o bem-estar coletivo e a preservação ambiental. (Notícias de Ubatã)