Os professores da rede estadual da Bahia acordaram, na manhã desta terça-feira, 14, com a terceira parceira dos precatórios judiciais do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) já na conta.
O Governo da Bahia já iniciou o pagamento da vantagem aos docentes, incluindo aqueles contratados por meio de REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) e também os servidores inativos do magistério, após, na última terça-feira, 7, a Assembleia Legislativa (Alba) aprovar, por unanimidade, a concessão de um abono aos educadores do estado, com 60% dos recursos encaminhados pela União ao governo da Bahia referente aos precatórios judiciais do Fundef.
Ao passar na Alba, Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou o pagamento da parcela do benefício e a expectativa era que o repasse aos profissionais ocorresse em até 10 dias úteis contados da data da publicação do ato.
O valor que cada um receberá será proporcional à jornada de trabalho e ao período efetivo do exercício no período entre 1998 e 2006, aos quais os precatórios são devidos, beneficiando um total de 87.289 pessoas.
Os herdeiros dos professores que acabaram falecendo, mas que estão na lista de beneficiários do abono, também podem requerer o pagamento da parcela dos precatórios, desde que apresentem um alvará judicial, contendo a indicação do valor a ser recebido. Leia mais...