Artigo: O retrato político de Ubatã para eleições de 2024

|

No município de Ubatã, temos nove  partidos políticos com representantes nas comissões provisórias ou diretórios. Essas organizações estão enfrentando a data-limite de 6 de abril para filiarem seus pré-candidatos, que concorrerão às eleições municipais, previstas para ocorrerem em 6 de outubro. 

Com onze cadeiras na Câmara de Vereadores, cada partido só pode ter, no máximo, doze pré-candidatos, com a cota de gênero sendo respeitada, ou seja, pelo menos 30% do sexo oposto.

Além disso, caso confirmem os rumores, os partidos União, MDB, o do atual prefeito - ainda uma incógnita se fica no PSB ou vai para o PT ou outro partido da base do governo estadual - e o possível candidato do Avante/PP (caso os rumores da ruptura se confirmem) precisam, neste caso, encontrar quatro pré-candidatos a vice-prefeitos. Se não houver ruptura entre os grupos do governo, então precisa-se encontrar somente dois pré -candidatos a vice-prefeito: União e MDB.

Até o momento, a única chapa completa para o Executivo anunciada é a do partido Republicanos.

Ainda não há especulações sobre quem poderiam ser esses quatro ou dois pré-candidatos a vice-prefeitos. Grupos podem se unir para garantir um pré-candidato a vice-prefeito, ou algum nome desconhecido do meio politico pode surgir na cena local: empresário (a), religioso(a), médico(a),artista etc.

 Também é possível que alguns atuais representantes do Legislativo optem por não disputar a reeleição e se arrisquem em uma nova jornada.

Como bem disse o político mineiro Magalhães Pinto: Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou. E assim está o retrato político de Ubatã, sempre sujeito a mudanças e surpresas. 

Artigo de Wesley Faustino, historiador, especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal(UNEB).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga