O Município de Ubatã, por meio da Prefeitura Municipal, com vistas a melhoria do trânsito na Avenida Landulfo Alves, diante de alguns acidentes e reclamações, instalou diversas faixas elevadas de pedestres na via, por meio de uma empresa contratada.
Ocorre que alguns meses após a finalização das faixas elevadas, motoristas e técnicos da área, ouvidos pelo site Noticias de Ubatã, afirmam que os equipamentos instalados estão muito baixos, o que vai de encontro com a ideia desse tipo de sinalização.
A ideia da faixa elevada é forçar a redução do motorista que trafega na via, visando proporcionar segurança ao pedestre que atravessa a faixa. No caso das que foram feitas em Ubatã, nem precisa frear o veículo para passar.
"Em Ipiau, Jequié, Itabuna, tem várias dessas. A gente sente que quando passa o carro inclina, precisa frear e passar com cuidado. Quando o carro é baixo, chega a tocar no asfalto, se passar rápido. Essas de Ubatã são muito baixas. Ninguém tá freando. O pessoal passa pulando. Vai causar problema e não vai demorar". Disse um pedestre que atravessa diariamente.
Para finalizar, nem precisa usar nenhum equipamento técnico para notar que a faixa elevada situada na Praça Rui Barbosa é bem diferente da instalada próximo ao Colégio Estadual. Quem passa por lá, sabe a diferença.
Com a palavra, o Setor de Obras e a Prefeitura Municipal de Ubatã. (Notícias de Ubatã)