Política: Primeira mulher a ser eleita vereadora no Brasil: Joana Cacilda Bessa, em 1926

|

"No Rio Grande do Norte poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem condições segundo a Lei", assim estava escrito na Lei n° 660, artigo 77 que regulou o Serviço Eleitoral do Estado, nas Disposições Gerais. Foi possível a mulher votar e ser votada no Rio Grande do Norte, devido uma revisão que estava sendo feita no Serviço Eleitoral do estado em 1926. 

No município de Mossoró, o primeiro passo para as mulheres entrarem na política deu-se no ano de 1927, com a professora Celina Guimarães Viana, se tornando a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. Assim, fez história como a primeira mulher a se tornar eleitora no Brasil. 
O segundo passo foi a eleição da professora Joana Cacilda Bessa, eleita em 1928, para o posto de membro do Conselho da Intendência Municipal — equivalente à atual Câmara de Vereadores no município de Pau dos Ferros - RN. 

A conquista definitiva dos direitos eleitorais femininos para todo o Brasil só foi possível a partir de 1932, por meio do Decreto n° 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, pelo então presidente Getúlio Vargas. Mas a luta feminina pelo voto vem desde o movimento sufragista no século 19 e de organizações de movimentos feministas no início do século 20.(Pesquisa e texto de Wesley Faustino para o site Notícias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga