A Câmara Federal terá até dia 30 de junho de 2025 para aprovar as mudanças nos números de deputados por unidade da federação. Caso não ocorra, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será obrigado a determinar até dia 1° de outubro do próximo ano - a regra eleitoral exige qualquer mudança um ano antes da eleição, neste caso a de 2026.
O Censo populacional divulgado em 28 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), trouxe alegria para alguns estados e municípios, mas a dor de cabeça e as consequências são grandes em boa parte dos demais.
Na Bahia, o estado que hoje tem 63 cadeiras na Assembléia Legislativa da Bahia e 39 na Câmara Federal poderá perderá duas cadeiras de cada, passando para 61 e 37 respectivamente.
Isso poderá acontecer, caso não mude as regras do momento, devido o cálculo feito para divisão das cadeiras a preencher.
Sete estados perderão assentos nas Assembléias e Câmaras: Rio de Janeiro (4), Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba (2 cada estado), Alagoas e Pernambuco (1 cada estado).(Redação Notícias de Ubatã).