Miu, o guerreiro político de Ubatã

|

O guerreiro, duas de quinhentos, milho (apelido devido a seu cabelo gazo), Almenísio Braga Lopes, o popular Miu, deu início a sua vida política de parlamentar como suplente de vereador em Ubatã, aos 19 anos, na eleição de 1962. Assumiu na vaga de um vereador afastado e começou a saga de um guerreiro político. 

Filho do Pastor da 1ª Igreja Batista de Ubatã, Jerônimo Vieira Lopes - vereador pela Arena (79 votos) no mandato de 1967 a 1971 - Legislatura que seu filho Almenísio Braga Lopes também foi eleito pelo MDB. Miu obteve 243 votos para Câmara de Vereadores, o mais votado naquela eleição de 1966 - única vez em Ubatã que pai e filho foram vereadores na mesma Legislatura. 
Reeleito para a 2ª Legislatura 1970/1971, mandato de dois anos de acordo o Ato Institucional n° 11, Art. 2°, de 14 de agosto de 1969, tornou-se o presidente da Câmara Municipal. O prefeito eleito foi Sandoval Fernandes Alcântara, eleito para exercer seu segundo mandato no Executivo ubatense, com 1.546 votos. Neste mandato, o então vereador pela segunda vez e presidente da Câmara, Almenísio Braga Lopes, por duas vezes assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal: em 24 de fevereiro e em 17 de março de 1971, quando o prefeito titular se ausentou "por necessidade de ir a capital do Estado, onde foi tratar de assuntos administrativos junto a diversos órgãos", escreveu na ata o secretário "Ad Hoc", Walmir de Seixas Lopes, durante a transmissão do cargo. 
Durante os anos de 1973 a 1976, Miu exerce seu 3° mandato de vereador. Eleito com 173 votos válidos pela Arena. Eleito prefeito(PMDB) na eleição de 1982, junto com o vice-prefeito Paulo Cabral, com 2.888 votos, teve o mandato estendido para mais dois anos (1983/1988), devido a Emenda Constitucional n° 22, de 29 de junho de 1982. 
Miu, construiu neste seu primeiro mandato o hospital municipal de Ubatã, o estádio municipal, construiu uma creche, pavimentou várias ruas e bairros com esgotamento sanitário, comprou a casa de Salobrinho(Ilhéus) para hospedagem dos estudantes, universitários, construiu escolas entre outros. 

Disputou mais uma eleição para o Executivo ubatense, sendo eleito para o mandato de 1997 a 2000, tendo na vice seu irmão Aljones Carlos Braga Lopes. Ganhou o apelido de "guerreiro" por sua garra em defender os interesses do município e o povo ubatense. "Ele agrada todos, primordialmente a classe pobre, porque tem cheiro e gosto de povo", escreveu no livro Memórias de Ubatã, o escritor José Luis. 
Miu, amante do futebol, disputou campeonatos de futebol de campo em Ubatã e região, também cantor de músicas de serestas, valsas e boleros, dom que o levou a programa de calouros na TV brasileira, além de ter sido árbitro de futebol da Federação Baiana de Futebol(FBF), da qual se orgulha em ter apitado um jogo entre seu time do coração Flamengo(RJ) x Bahia. 
Almenísio Braga Lopes, hoje vive aos 80 anos em companhia da esposa Janete Lopes (apelidada da mãe dos pobres), filhos, netos e bisnetos entre Ubatã e o município de Maraú. 

*Pesquisa e texto de Wesley Faustino para o site Notícias de Ubatã.
*Edição e diagramação por Arnor Silva.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga