MP anuncia aumento de fiscalização dos gastos públicos municipais com festas juninas na Bahia

|

 
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou nesta terça-feira (23), que intensificou a fiscalização dos gastos públicos municipais com os festejos juninos de 2023, por meio de atuação preventiva e colaborativa junto aos prefeitos. 

O objetivo é dar maior transparência à aplicação dos recursos e contribuir para evitar danos às finanças das cidades. Desde abril, quando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti recomendou aos promotores de Justiça a adoção de medidas de prevenção, a instituição instaurou mais de 120 procedimentos para acompanhar os gastos com a festa em municípios baianos. 

Segundo os dados extraídos do sistema interno do MP, até o momento, são 122 procedimentos em 57 municípios. Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotor de Justiça Frank Ferrari, a ação de fiscalização e acompanhamento acontece de forma articulada entre o MP, os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), e os Ministérios Públicos do Contas junto ao TCE e TCM, e a Rede de Controle da Gestão Pública. Juntas, as instituições desenvolvem mecanismos que possam colaborar com a gestão dos recursos pelos gestores municipais e, assim, dar mais transparência aos gastos públicos com o evento festivo em todo o estado. 

A União dos Municípios da Bahia (UPB) é parceira da iniciativa e, por solicitação dos órgãos de controle, convidou os municípios a fornecerem dados para alimentar o "Painel da Transparência", que está sendo desenvolvido pelo MP para que os cidadãos e instituições visualizem facilmente as informações relativas aos gastos com a festa de São João. 

O promotor de Justiça Frank Ferrari explica que também está em desenvolvimento o "Selo Transparência", instrumento que será conferido aos entes públicos que colaborarem com o fornecimento das informações solicitadas pelos órgãos de controle quanto aos gastos públicos com as festas. Os selos serão entregues aos gestores colaboradores no próximo dia 14 de junho, quando serão apresentados à imprensa e à sociedade o painel e os dados obtidos em audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). (g1Ba)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga