Lula diz ser contra CPI para apurar atos antidemocráticos

|

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, 18, que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode criar uma "confusão tremenda" na apuração dos ataques golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8. 

Parlamentares estão se mobilizando para emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar à invasão de radicais bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, afirmou. 
O requerimento de criação, apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), já ultrapassou o mínimo necessário de apoios para instalar a CPI. 27 senadores já estão apoiando a abertura para apurar a organização, o financiamento e autoria dos ataques em Brasília. 

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG),classificou a instalação da CPI como "muito pertinente" e "adequada". 
Na entrevista exclusiva a Globo News, Lula avaliou que, embora a decisão seja do Congresso Nacional, não há justificativa para a abertura da CPI. Para o presidente, a estrutura de apuração da comissão não se diferencia do que já existe à disposição do governo federal. "É uma decisão do Congresso Nacional, não é minha. Portanto, os partidos políticos, na Câmara e no Senado é que vão decidir. Se, por acaso, eles me pedissem um conselho – que é difícil pedir conselho – eu dizia: não façam CPI, porque não vai ajudar", acrescentou. 

"O que nós podemos investigar numa CPI que a gente não possa investigar aqui e agora? Nós estamos investigando, tem mil e trezentas pessoas presas. [...] O que você pensa que a gente vai ganhar com uma CPI?”, comentou Lula.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga