Ubatã: Redução no número de habitantes pode trazer queda de receitas para Prefeitura e Câmara

|


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Relatório Prévio divulgado na quarta-feira (28/12), apontou que a população de Ubatã era de 18.161 habitantes, com base nos dados coletados até o dia 25 de Dezembro de 2022. 

A divulgação dos números pelo IBGE causou preocupação em representantes do Poder Executivo e também do Poder Legislativo, tendo em vista que de acordo com o último Censo Demográfico, Ubatã possui pouco mais de 27 mil habitantes, sendo que o levantamento atual representaria uma queda de quase 9 mil moradores. 

*IMPACTOS FINANCEIROS OCASIONADOS PELA REDUÇÃO* 

Caso fique confirmada a situação até o final do levantamento do IBGE, o município de Ubatã poderia sofrer uma grande queda em suas receitas, pois os repasses financeiros aos municípios do Fundo de Participação dos Municípios são realizados considerando o número de habitantes. 

*IMPACTO NA CÂMARA DE VEREADORES* 

A quantidade de vereadores nas Câmaras Municipais é determinada pela quantidade de habitantes, conforme a Constituição Federal. Nos Municípios até 15 mil habitantes, temos 9 vereadores. Entre 15 mil e 30 habitantes, a composição é de 11 edis. Já nos municípios acima de 30 mil e até 50 mil habitantes, temos 13 vereadores. 

A redução no número de habitantes em Ubatã pelo Censo atual não impactaria no número de vagas na Câmara, porém considerando os repasses do duodécimo, que o Município precisa repassar mensalmente, poderia ter quedas, visto a redução de receita para a cidade por conta do número de habitantes. Além disso, como Ubatã chegou a ter 27 mil habitantes no último Censo, havia um expectativa de crescimento e chegada aos 30 mil habitantes, para que se abrisse mais 02 cadeiras na Câmara de Vereadores. Por ora, deve-se aguardar os dados finais. (Notícias de Ubatã)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga