Tremor de terra é registrado em Jequié

|

Um tremor de terra de magnitude 2.9 na escala Richter foi registrado na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, na quarta-feira (19), de acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o LabSis, moradores das região relataram ouvir panelas e copos tremerem. No entanto, não há registro de feridos, nem de prejuízo material, de acordo com a prefeitura da cidade.

De acordo com informações da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do tremor. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.
Já a intensidade do tremor é calculada pela escala Richter (mR), conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A escala Richter é pontuada de um a nove; cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior.

Um tremor de menos de 3.5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. No entanto, outro entre 3.5 e 5.4 pode produzir danos. O último evento divulgado pelo LabSis no estado ocorreu no dia 12 deste mês, no município de Jaguarari, e tinha magnitude preliminar 2.5.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando a atividade sísmica da região em tempo real. G1/Tv Sudoeste

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga