Beneficiários do Auxilio Brasil são alvo de fraude em casas lotéricas

|

Beneficiários do Auxílio Brasil, programa do governo federal destinado às famílias em situação de pobreza, estão sendo alvos de golpes. O mais novo é uma fraude de identidade que permite que outra pessoa saque o benefício em nome do beneficiário em casas lotéricas.

Na Bahia, já foram registradas cinco ocorrências em Feira de Santana, segundo o Sindicato dos Lotéricos da Bahia. O vice-presidente da entidade, Lucas Biriba, explica que esse crime é uma novidade porque acompanha a mudança nos métodos de receber o benefício.

“No passado, existia a obrigatoriedade de ter o cartão em mãos para sacar, hoje não mais. Agora com um aplicativo que qualquer um pode baixar, ficou fácil ter acesso ao benefício de terceiros”, explica.

O aplicativo em questão é o Caixa Tem, que permite acesso aos benefícios do governo federal. Lucas explica que, para fazer um saque, é gerado um código para o celular cadastrado ao qual, nesse caso, o criminoso teria acesso.

O problema está além do Auxílio Brasil. “Basicamente ele sabe quem tem acesso, baixa o aplicativo no telefone e faz saques e de uma série de benefícios que as pessoas não acompanham no dia a dia e só depois irão saber o prejuízo”, diz Lucas.

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal esclarece que “atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Brasil e demais benefícios sociais”.

A Caixa alerta para que o cidadão proteja seus dados com alguns cuidados básicos, como não fornecer senhas ou outras informações de acesso em outros sites ou aplicativos; não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber; desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”; utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados. 

Além disso, a Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. Além disso, também não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.  Reportagem (A Tarde)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga