Presidente do Peru impõe toque de recolher em Lima após protestos contra aumento de gasolina e comida

|

O presidente do Peru Pedro Castillo, decretou toque de recolher nesta terça-feira (5) em Lima e no porto vizinho de Callao, após uma greve parcial de motoristas, motivada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos, causada pela invasão russa da Ucrânia, que provocou bloqueios nas estradas e distúrbios na segunda-feira (4). 

Castillo, um professor rural de 52 anos, se tornou conhecido nacionalmente como dirigente sindical que promoveu uma grande greve de professores em 2017. Sua decisão de decretar o toque de recolher, que provocou muitas críticas nas redes sociais, significa que os 10 milhões de habitantes de Lima e Callao devem permanecer em suas casas durante o dia. 
“Diante dos atos de violência que alguns grupos tentaram criar, e para restabelecer a paz a ordem interna, o Conselho de Ministros aprovou declarar a imobilidade cidadã [o equivalente ao toque de recolher] das 2h da manhã até 23h59 do dia 5 de abril para resguardar a segurança cidadã”, afirmou Castillo em uma mensagem ao país exibida na TV perto da meia-noite de segunda-feira. 

Foram registrados diversos atos de violência, incluindo incêndios em postos de pedágio nas estradas, saques em algumas lojas e confrontos entre manifestantes e policiais, em vários pontos do país. As aulas foram suspensas devido às restrições nos transportes públicos. As informações são do jornal O Globo

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga