Ibirataia rechaça ser local com maior risco de contaminação da Covid-19 no estado

|

Alguns municípios baianos rechaçam a ideia de que são lugar onde a Covid-19 se espalha como quer. Apontados quase sempre no rol de cidades com maior incidência [risco de contaminação] do novo coronavírus, essas cidades afirmam que o registro feito pela Secretaria de Saúde do Estado [Sesab] não corresponde ao dia a dia em si. Mas a um histórico a que são, de uma certa forma, obrigadas a exibir.

A Sesab contesta a interpretação e diz que as taxas valem pela atualidade dos casos. Conforme último boletim da Sesab, divugado nesta terça-feira (28), as cinco cidades com maior incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes são: Maracás, no Vale do Jiquiriçá, 22.390,23; Maetinga, no Sudoeste, 22.129,09; Conceição do Almeida, no Recôncavo, 20.038,63; Ibirapuã, no Extremo Sul, 19.862,70; e Ibirataia, no Médio Rio de Contas, Sudoeste do estado, 19.135,12. 

IBIRATAIA

Sempre presente entre as com maior risco de uma pessoa adoecer por Covid-19 na Bahia é Ibirataia. O secretário de Saúde, Marcos Lima, acredita que além do acumulado que interfere no índice, o cálculo é feito com um número menor de moradores, o que não representaria a realidade do município.

“Eles calculam a pandemia e não abrem uma janela. Se há dois anos teve um surto em uma cidade, aquilo impacta no hoje. Além disso, tem outra situação. O coeficiente que é usado avalia a população e quantidade de casos. Como não tem censo do IBGE há muito tempo, o cálculo é feito com base em um dado defasado. Calcula em 14 mil moradores quando deveria calcular em 20 a 22 mil habitantes”, pontuou o secretário que passou a ser o titular da pasta em janeiro do ano passado, período que cidade ainda vivia uma escalada de casos de coronavírus.

Um fato que pode também explicar a taxa alta do risco para a doença é que na cidade há cerca de duas mil pessoas que não tomaram a segunda dose ou dose de reforço. “Muita gente tomou a primeira dose, porém na segunda dose, no último boletim, tinha duas mil pessoas sem tomar a segunda, um número expressivo para a população do município”, lamentou. *As informações são do Bahia Notícias

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga