Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

|

Um imensa tempestade de areia atingiu várias cidades do interior de São Paulo neste domingo (26), antes de uma forte chuva que caiu na região.

Moradores de Ribeirão Preto, Orlândia, Jardinópolis, Viradouro e Franca filmaram uma gigantesca nuvem vermelha e os vídeos viralizaram nas redes sociais. A tempestade foi tão intensa que chegou a algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado.
Para o jornal Estado de S. Paulo, a meteorologista Estael Sias, da MetSul, explicou que o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explica Estael. (Estadão)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga