29 abril 2021

CPI da Covid convoca Queiroga, Teich, Mandetta e Pazuello para depoimentos

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid aprovou nesta quinta-feira, 29, a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e de seus antecessores, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, para prestar depoimentos para a CPI que investiga ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia.

Além dos ex-ministros e do atual titular da pasta, foi convocado também o diretor-presidente Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

É esperado que Mandetta e Teich sejam ouvidos na próxima terça-feira, 4, que Pazuello deponha na quarta-feira, 5, e que Marcelo Queiroga e Barra Torres prestem depoimentos na quinta-feira, 6.

Dentre os depoimentos, o de maior importância é o do ex-ministro Eduardo Pazuello, que geriu a pasta entre maio de 2020 e março de 2021. Durante sua gestão o Brasil foi marcado por recordes sucessivos de mortes por Covid e pelo colapso na Saúde em Manaus (AM). (A Tarde)