![]() |
Escorpião amarelo foi encontrado no Bairro Popular Foto: Notícias de Ubatã |
Os moradores do Bairro Popular em Ubatã voltaram a se preocupar com o aparecimento de escorpiões, do tipo amarelo, o mais perigoso da espécie. O motivo do surgimento desses animais no bairro deve-se a proximidade com o Cemitério local, que serve de abrigo. Nesta semana, alguns moradores capturaram alguns em suas residências. Com frequência, os populares também encontram os escorpionídeos circulando livremente pelas ruas do bairro.
O problema em algumas localidades de Ubatã é tão intenso que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, chegou a realizar na Câmara, em fevereiro deste ano, uma palestra sobre os escorpiões, que foi ministrada pelo titular da saúde, Jaldo Ramos, e também pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Luís Gustavo Lavigne.
A orientação é que quem encontrar escorpiões realize a notificação para a Vigilância Sanitária, que fica no Hospital local Dr. César Monteiro Pirajá. Se a captura do animal for possível é interessante para a identificação da espécie. A Vigilância notificará a Prefeitura, que por sua vez adotará as medidas.
Em tempo, o Notícias de Ubatã comunica aos órgãos competentes acerca da ocorrência dos animais na referida localidade, ressaltando para que as medidas cabíveis sejam adotadas, no tocante a prestação de informação, prevenção e tratamento de eventuais moradores que forem picados. O Hospital local dispõe de soro Antiescorpiônico, Tipo SAEsc ou SAA. Devido ao problema, o N.U também destaca para que sejam verificados os estoques. (Notícias de Ubatã)