01 outubro 2015

O RIO DE CONTAS PEDE SOCORRO!

Poucos sabem que o Rio de Contas, além de ser a maior Bacia Hidrográfica situada em nosso Estado, no qual são beneficiados 86 Municípios em um território que equivale a 10.20% do território baiano, com uma população superior a dois milhões de habitantes, em que o seu uso econômico é variado, como: irrigação, produção energética (Usina do Funil e de Pedra), mineração, onde só a Mirabela utiliza milhões de litros de água por dia, sem se falar no abastecimento das Cidades Ribeirinhas.

Pergunta-se o que tem feito a CHESF, MIRABELA, o Governo do Estado, os nossos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado e uma suposta Associação que foi criada em Ipiaú na tentativa de não deixar o nosso Rio de Contas, diante de uma situação gritante em que se encontra o referido Rio?

Em resposta ao pedido de socorro realizado pelo ex-Prefeito Androsil Rocha e Silva ao Ministério do Meio Ambiente, esclarece que só cabe ao Governo do nosso Estado a competência exclusiva no sentido de verificar, urgentemente, o que está se passando com o Rio de Contas e assim que sejam tomadas as medidas necessárias para que ele não venha desaparecer por completo, bem como informou que enviou diretamente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do nosso Estado, cópias de tudo que relaciona com o Rio de Contas.

Enquanto toda a comunidade dos Municípios Ribeirinhos aguarda uma decisão do Governo do Estado, o ex-Prefeito Androsil faz um apelo no sentido de que não joguem lixo nem nenhum tipo de detrito no Rio de Contas. Vamos fazer a nossa parte e confiarmos nas medidas que o Governo do Estado tomará para que algo pior não venha acontecer com o nosso Rio de Contas, entre elas evitar que as hidrelétricas do Funil e de Pedras venham se transformar em ”ELEFANTES BRANCOS”. Que sejam feitas campanhas nos colégios, pelas redes sociais, na imprensa falada e escrita em todos os Municípios Ribeirinhos. Não podemos cruzar os nossos braços. O Rio de Contas é nosso! É de Ubatã também!. É da Bahia!