Ubatã: Em homenagem ao Dia da Mulher, Rádio Povo promove debate

|

Equipe da Povo e convidadas posam para fotos
Fotos: Notícias de Ubatã
Debate foi mediado pelo radialista Fábio Silva, Marcos Antônio e Garcia Jr.
Fotos: Notícias de Ubatã
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a Rádio Povo AM promoveu um debate, na última sexta-feira (07), durante o Jornal Primeira Página, visando discutir diversas questões relacionadas à luta feminina e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. O debate, mediado pelo radialista Fábio Silva e equipe da Povo, contou com a presença da prefeita Simeia Queiroz (PSB), da educadora Rita Falcão e da advogada Neide Ribeiro. Maurício Metal, cantor local, ficou à cargo de cantar diversas músicas durante o programa.

As convidadas falaram de diversos temas, à exemplo do movimento feminista, Lei Maria da Penha, igualdade de gênero, equiparação de salários, dentre outros assuntos. A advogada Neide Ribeiro trouxe um dado interessante: Segundo o IBGE, as mulheres ganham até 40% à menos que os homens, e que levaria mais ou menos 80 anos para que a equiparação dos salários ocorra. Neide ainda destacou que na França, berço da luta pela igualdade e fraternidade, as mulheres ganham até 15% à menos que os homens. 

A prefeita Simeia afirmou durante o debate que as mulheres hoje em dia já não podem mais se submeter a certos situações, sobretudo agressões, pois a Lei Maria da Penha e as medidas protetivas já existem para coibir tais atos, completou a advogada Neide. Já a educadora Rita Falcão ressaltou que o nível de escolaridade das mulheres contribui para a independência financeira, bem como a instrução necessária para que o público feminino fique cada vez mais autônomo em relação aos maridos.

Sobre a trajetória de vida, Simeia  destacou que a mulher precisa ser bastante determinada, e citou seu exemplo pessoal, onde precisa conciliar a atarefada agenda de gestora com a de mãe, esposa e dona de casa. A prefeita ainda aproveitou para parabenizar sua mãe, que sempre a criou com bastante maestria. Queiroz ainda lembrou que é preciso se orgulhar da sua profissão e seguir seus sonhos, e lembrou que sua mãe possui formação em magistério, mas resolveu depois de muito tempo ser cozinheira, pois amava essa profissão.

Neide Ribeiro, assim como Rita, relataram suas trajetórias de vida visando conciliar a família, casa, filhos com os estudos. Rita Falcão ainda destacou que é preciso a valorização dos professores, lembrando que a maioria são do sexo feminino, entretanto Rita não creditou à desvalorização dos profissionais da educação ao fato de serem majoritariamente mulheres. A professora ainda afirmou que a versatilidade da mulher é algo inato do gênero. Por fim a advogada Neide, Rita e Simeia desejaram um Feliz Dia das Mulheres e em suas mensagens ressaltaram que é preciso coragem para enfrentar a labuta diária, mas que a mulher conquistou seu espaço e é preciso ser forte quando tiver que ser, entretanto sempre com seu toque singular, seja mãe, mulher, no trabalho.

(Notícias de Ubatã)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga