21 fevereiro 2014

Ubatã: Vereadores participam de debate na Rádio Povo AM; N.U participa e questiona sobre as licitações

Edis expões diversos problemas e cobram soluções
Foto: Notícias de Ubatã
A Rádio Povo AM, em parceria com o Notícias de Ubatã, realizou mais um debate com os vereadores municipais na manhã desta sexta-feira (21), das 07h às 09h. Neste segundo momento, compareceram os edis que não participaram do primeiro debate. Juliano Oliveira (PPS), Vado Alexandrino (PMDB) e Tarcísio Muniz (PCdoB) marcaram presença nos estúdios da Povo, durante o Jornal Primeira Página, sob o comando de Fábio Silva, Garcia Jr. Marcos Antônio e toda a equipe da emissora. Tarcísio Muniz iniciou falando acerca do Novo Código Tributário que a Prefeitura instituiu, o qual não agrada ao vereador, pelo valor das taxas e porque foi instaurado em um momento que a população ainda supera a crise econômica, fruto das últimas trocas de gestores. O edil Juliano também é contra o Novo Código, pois acredita que Ubatã ainda precisa evoluir financeiramente, para que se possa cobrar as taxas do Código Tributário proposto.

Juliano ainda cobrou da PMU o Plano de Carreira dos professores e o reajuste do salário dos servidores municipais, que segundo ele está muito defasado. O edil lembrou que quando Agilson Muniz era prefeito, em 2009, conseguiu pagar o Plano, e que Simeia deveria fazer o mesmo esforço. Já Vado iniciou sua fala comentando que o vereador é muito cobrado pelo povo, mas que não possui a caneta para decidir as coisas, e que “a tinta” está na caneta do executivo, o qual precisa ser mais parceiro. Vado, Juliano e Tarcísio concordaram ainda que em Ubatã há uma distancia entre o executivo e o legislativo.

Vado ainda cobrou da prefeita, que quando for à Salvador que possa levar os vereadores também, para que juntos consigam as realizações. O edil foi taxativo e disso que atualmente todos os problemas estão esbarrando nas licitações, que estão empacadas. Vado falou que cobra constantemente melhorias na saúde, saneamento e calçamento para os bairros periféricos. Tarcisio Muniz disse que quando a atual gestão se candidatou sabia dos problemas que iriam encontrar, então não pode ficar em uma choradeira e começar a agir. Já Juliano disse que o Sec. De Saúde precisa dar explicações sobre a SAMU, que o mesmo prometeu, mas que até agora não chegou e que é necessário satisfação ao povo.

Juliano ainda denunciou que enquanto uma das ambulâncias está parada, com o motor quebrado, a PMU paga a uma carro de som para ficar parado na porta da Prefeitura, sem rodar, o que pra ele é incoerente, pois pacientes são transportados em carro aberto. Melhorias no sinal de Tv local também foi cobrado. “Tem coisas simples que às vezes a própria PMU complica” disse Juliano. Para finalizar, o vereador afirmou que Ubatã está perdendo a Cultura, e que a prefeita precisa buscar parcerias para resgatar as festas e a identidade cultural. Por fim, Tarcisio e Juliano querem que Helder Pimentel, ex vereador, participe de um debate com a população, para falar sobre seu trabalho na PMU. Todos os edis elogiaram o trabalho do Tenente Marcos, à frente da PM, cobraram politicas preventivas na saúde e pediram mais agilidade nas licitações, assim como mais trabalho de alguns secretários, e que outros possam desenvolver seu trabalho real, mas claro com condições proporcionadas pela prefeita.

(Notícias de Ubatã)