25 fevereiro 2014

Ubatã: Problemas no trânsito aumentam com a ampliação da frota de veículos

Frota de veículos cresce e começa a surgir problemas no trânsito
Fotos: Calos Kuhn/Reprodução Facebook
O município de Ubatã aumentou consideravelmente sua frota de veículos nos últimos anos. Segundo dados estimados da 6ª Retran, a cidade conta atualmente com mais de 2400 veículos, entre carros e motocicletas. Assim como ocorre nas grandes cidades, o aumento de veículos ocasiona diversos problemas no trânsito, e em Ubatã não tem sido diferente.

Em um breve passeio pelas ruas da cidade, em horários de movimento, percebe-se graves infrações cometidas pelos motoristas ubatenses, sendo que muitas delas ocorrem na hora de estacionar o veículo. Alguns motoristas estacionam muito próximo da esquina, desrespeitando os 5 metros mínimos de distância do bordo da rua transversal. Estacionamentos em cima das calçadas ou o "velho papo" no meio da rua, com o veículo interditando a via, são vistos com frequência.

Outro problema quem tem sido bastante reclamado pelos condutores são as ultrapassagens indevidas: em cima de pontes, nas lombadas e mais grave ainda - as ultrapassagens pela direita do veículo, provocando inúmeras vezes incidentes. O uso incorreto dos sinais dos veículos e por vezes a falta,  também foi citado pelos condutores. Além disso, a falta do capacete, desrespeito á preferência da via e a desatenção gerada pelo uso do celular foram lembradas. 

A Polícia Militar vêm tentando coibir as infrações, realizando um papel educativo, bem como realizando a fiscalização e aplicação das multas. Cobra-se muito políticas educativas que partam dos veículos de comunicação, Retran e Polícia Militar, entretanto em um passado não tão distante, as ações educativas não surtiram efeito e o jeito foi a aplicação rigorosa das multas. Contudo, os condutores precisam estar mais atentos e buscarem no dia a dia o respeito às normas de trânsito.

(Notícias de Ubatã)