25 fevereiro 2014

Brasil faz acordo internacional para diminuir spams e roubos de celulares


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta terça-feira (25) a assinatura de um memorando de cooperação com a GSMA, associação de empresas de tecnologias móveis que organiza o MWC 2014, evento referência no setor.

O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso às redes de banda larga móvel e difundir medidas de proteção ao consumidor. Anne Bouverot, diretora geral da GSMA, enfatizou que o objetivo é beneficiar os consumidores de tecnologias móveis.

"Promover a segurança das crianças, diminuir o spam e a redução do roubo de aparelhos estão entre as nossas metas", destacou. Em relação à redução de spams, foi criado um número para que usuários denunciem a prática: o *7726 (já em funcionamento). Ao enviar um texto para este número (que tem as mesmas teclas da palavra *spam), as mensagens serão "agregadas, analisadas e incorporadas" para facilitar a identificação e bloqueio de conteúdo indesejado.

"O serviço permite que as operadoras isolem ataques à sua rede e ajuda a evitar que o ataque se espalhe para outra rede, restringindo, assim, a propagação do spam no Brasil", diz material de divulgação da iniciativa. Já o roubo de celulares será tratado com a criação de uma "lista negra" de aparelhos bloqueados no Brasil, integrada à base de outros países (esse banco internacional é mantido pela GSMA).