Gabriel quer melhorias no setor de saúde do município Foto: Valdir Fotógrafo/N.U |
O vereador Gabriel Nascif (PT) encaminhou no último dia 24 de julho um oficio à Prefeitura Municipal de Ubatã (PMU) onde relata diversas deficiências no setor de saúde e pediu ao executivo providências imediatas. O edil salientou que alguns dos problemas foram constatados por prepostos da Sesab, que já haviam notificado o município para sanar tais deficiências há algum tempo.
Gabriel visitou as unidades de saúde existentes no município, conversou com funcionários e pacientes e inspecionou também o Hospital Municipal Dr. César Monteiro Pirajá, onde na oportunidade constatou as seguintes deficiências: falta do exame preventivo desde o início da gestão; falta de fita para que se possa fazer o teste de glicemia; falta de um urologista no município para que se proceda o exame de próstata; falta de equipamentos como: geladeiras, ar condicionados e materiais para curativos desde o dia 15/07/13; falta de fardamentos e crachás para identificação dos funcionários, bem como (EPCs e EPI) e dos 5 ESFs, apenas a sala de vacinação do Bairro Glória funciona.
Além disso, no oficio enviado à PMU, Nascif também exigiu o cumprimento do horário de atendimento dos médicos plantonistas do Hospital Municipal, pois alguns profissionais estão chegando com mais de 3 horas de atraso para cumprir sua jornada de trabalho. A falta de médico do Programa de Saúde da Família para fazer visitas domiciliares, a falta de um desfibrilador no Hospital Municipal, problema que já foi alvo de matéria do N.U e atendimento odontológico precário também foram citados pelo edil.
Em contato com a equipe de reportagem do Notícias de Ubatã, Gabriel afirmou que reconhece que gestão melhorou a situação caótica a qual se encontrava o setor de saúde, mas que o quadro atual ainda não é o almejado e o ideal para o município. O vereador ainda afirmou que a falta de políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças como diabetes, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de útero também o preocupa.
Redação Notícias de Ubatã