Ubatã: Hospital Municipal precisa possuir aparelho desfibrilador

|


Diversas pessoas do município de Ubatã, em contato com a equipe de reportagem do site Notícias de Ubatã, vêm questionando acerca do Hospital Dr. César Monteiro Pirajá não possuir um aparelho desfibrilador. O aparelho realiza a desfibrilação, que é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente. O equipamento eletrônico têm função de reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. 

A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutivos que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica.

Segundo informações, os desfibriladores geralmente são encontrados em hospitais de grande porte e no interior são raros os hospitais que dispõem de tal aparelho, à exemplo do de Ubatã. Porém, devido aos altos indicies de casos de ataques cardíacos em todo o país, surge a necessidade da aquisição de tal aparelho pelos hospitais dos municípios interioranos.

Em um rápida pesquisa, o site Notícias de Ubatã, em contato com uma pessoa especializada, constatou que no mercado médio os preços variam entre R$ 3.500.00 e R$ 9.500,00, a depender se o aparelho é portátil ou fixo (ver preços). Tento em vista a sua grande utilidade, e o fato do choque elétrico poder salvar a vida de um paciente que está sofrendo uma parada cardio-respiratório, o valor apresentado se torna quase que irrisório. 

Algumas pessoas ligadas à área da saúde, em contato com o N.U, afirmaram que a presença do aparelho em qualquer hospital pode vir a fazer a diferença na reanimação de um paciente. 

Redação Notícias de Ubatã

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga