Ubatambor: Como tudo começou

|

Vágner iniciou a trajetória do projeto em 2002 na Escola José Magalhães

Será lançado em Ubatã, no dia 03 de julho, o projeto Ubatambor, do professor de música Vágner Lopes. O evento contará com vários artistas baianos. O projeto consiste em utilizar a música como mecanismo de intervenção da realidade de descaso e abandono pela qual passa a cultura do município. O projeto pretende trabalhar música com crianças e adolescentes de baixa renda e, consequentemente, oportunizar alternativas para evitar o trágico caminho da marginalidade e também não só resgatar, como também, criar cultura local.

Vágner iniciou com o projeto em 2002 e se estendeu ao longo dos anos com algumas interrupções, devido ao mesmo ter sido transferido de escolas. Sempre utilizando a música como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, Vágner trabalhava o dobro de sua cargas horária, colocando os alunos para ensaiarem em turno oposto ao das aulas, com o objetivo também de evitar que os mesmos ficassem à mercê da marginalidade.

Em 2011, seu projeto recebeu o nome de "Musicar" e um novo grupo de "jovens músicos" foi criado na Escola João Olímpio, no Bairro 2 de julho. O sucesso do Musicar ganhou a cidade e, mesmo com muitas dificuldades, os convites para apresentações se multiplicaram. A "Bandinha", como era carinhosamente chamado o Musicar, se apresentou em Feiras Culturais e de Ciências, Festas Escolares em geral, Câmara de Vereadores de Ubatã, Jornadas Pedagógicas e em municípios vizinhos como Barra do Rocha e Ibirapitanga.

Os resultados foram alcançados, não só na música, mas principalmente na postura dos adolescentes na escola e na comunidade a qual estavam inseridos. Vágner, mesmo tendo que carregar os instrumentos (às vezes até emprestados),  sua esposa ter que lavar e passar as fardas dos músicos, sempre afirma "que valeu e sempre valerá a pena". Em julho, a população ubatense e regional terá a oportunidade de conhecer o novo projeto desse músico e professor ubatense que luta pela preservação da cultura local e pela transformação social em comunidades carentes.


Redação Notícias de Ubatã

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga