![]() |
Capa da pesquisa eleitoral feita pelo site Ubatã Notícias Foto/ Divulgação UN |
Uma pesquisa eleitoral causou um "frisson" nos eleitores durante toda a quarta-feira (25). A curiosidade dos ubatenses foi atiçada após a publicação do site local Ubatã Notícias acerca de uma pesquisa que o veículo encomendou junto ao Instituto Sócio Estatística (GASPARETTO PESQUISAS E ESTATÍSTICAS LTDA-ME) de propriedade do renomado sociólogo Agenor Gasparetto.
De acordo com dados do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do TSE (PesqEle), a pesquisa foi encomendada por um dos integrantes do site Ubatã Notícias, sendo que foi realizada no dia 21 de junho de 2012 e registrada ontem (25) no Tribunal Regional Eleitoral, sob o número de protocolo BA-00046/2012. Esses dados podem ser comprovados através do seguinte link (Clique Aqui).
A pesquisa, de acordo com a Resolução do TSE nº 23.364/2011, só poderá ser divulgada na segunda-feira (30), ou seja, 5 dias após a data de seu registro no TRE. Com isso, os ubatenses ficarão até lá com a curiosidade acerca das estatísticas da pesquisa e da pontuação dos candidatos.
O Notícias de Ubatã não teve acesso a pesquisa, porém o questionário que foi utilizado pelo instituto está disponível no site do TSE e os internautas do N.U poderão acompanhar as questões que foram feitas aos 411 entrevistados, que correspondem a 3,21% dos eleitores locais (Ubatã possuía 11.867 eleitores no pleito de 2008 e agora 12.773 para as Eleições 2012, de acordo com o TSE). (Clique Aqui e veja as questões).
O desencontro de informações quanto aos dados dividiu opiniões na cidade. Partidários de Expedito Rigaud e Rosana Magalhães travaram uma grande especulação. Alguns partidários de Expedito ouvidos pelo Notícias de Ubatã acreditam na 1ª colocação de seu candidato, ao passo que os de Rosana questionam o pouco número de entrevistados e acreditam na eleição da candidata.
Redação Notícias de Ubatã