22 junho 2012

Saúde: Doenças respiratórias atacam no inverno

Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos que são mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade, pois possuem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos.

Quando inspiramos, o ar passa por um processo de umidificação antes de chegar aos pulmões, como no inverno o ar costuma ficar mais seco esse processo é comprometido. Isso dificulta a respiração e facilita o aparecimento de doenças respiratórias.

As enfermidades respiratórias podem ser divididas em doenças alérgicas, doenças crônicas de pulmão e as infecções respiratórias. As mais comuns nessa época do ano são: amidalite, bronquite, gripe, otite, pneumonia, resfriado, rinite e a sinusite. Todas podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. É importante lembrar que quem já possui quadro clínico com alguma doença alérgica ou crônica deve procurar o seu médico no inverno.

Mesmo a sensação de sede sendo menor no inverno, é importante que as pessoas bebam bastante água para ficarem hidratadas. Evitar banhos muito quentes impede que a camada de gordura da pele seja retirada, o que evita que ela fique seca ou que apareça algum tipo de alergia. Fazer exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória, por isso não pare de se mexer por causa do frio.
Informações Banco de Saúde