12 junho 2012

Momento de fé com o Pastor Marcelo Fárias


A mensagem de hoje tem por título: “CUIDADO COM A FISIONOMIA”. Pare este título eu recomendo a leitura de todo o capítulo 4 do livro de Gênesis, mas usarei apenas o versículo 6 do capítulo 4 que diz: “Por que andas irado? E por que descaiu o teu semblante?”.
A psicologia nos diz que o nosso corpo fala. Fala quando estamos alegres, quando estamos tristes, felizes, solitários, ansiosos, enfim, cada pormenor do nosso corpo, interna ou externamente, dá conta de nossas emoções, fala daquilo que às vezes nem nos apercebemos ou muitas vezes não queremos deixar transparecer. Punhos cerrados são sinais de raiva; lágrimas evidenciam tristeza ou alegria; tremor e mãos frias denotam medo, etc.
É certo que a percepção emocional tem mais força de despertar nosso comportamento do que mesmo a percepção intelectual. “Semblante descaído” ou “Fisionomia fechada” falam de desagrado íntimo. Como aconteceu com o semblante de Caim. Traiu as suas emoções, revelou o seu estado interior, a amargura, a ira, a inveja de Abel, cujas primícias, sendo ele justo (I João 3:12) foram agradáveis aos olhos do Senhor. E não se dominando, seu pecado foi contra si, aumentando a ira, até que arquitetou o plano de dar cabo do seu irmão. E o fez. A ira, a inveja, o ciúme foram mais fortes do que ele. O pecado não foi suficientemente dominado e aflorou em forma de vingança, de morte.

Infelizmente a nossa natureza pecaminosa não nos isenta de atitudes mesquinhas, de preconceito e de inveja. E muitas vezes o desejo de “puxar o tapete”, de prejudicar alguém cujo sucesso nos incomoda é maior do que nosso anseio pela paz. Pessoas têm vivenciado momentos de angústias e sofrimentos advindos da inveja ou ciúme. Enfraquece e muitas vezes minguam, atingidas por esse vírus silencioso e maligno.
Somente a misericórdia de Deus nos sustenta e nos livra das tentações oriundas de nossa índole má. Faz-se necessário que cuidemos de nossa fisionomia, fortificando e capacitando-nos, afastando de nossos rostos os sinais que dariam oportunidade a que o Senhor Deus nos perguntasse: Por que descaiu o teu semblante?

Deus nos abençoe e que façamos aplicação desta mensagem nas nossas vidas.

Até a próxima mensagem.                                                                                                                      Pr. Marcelo Farias                                                                                                                             Igreja Batista Nacional Nova Vida – Ubatã Praça Rui Barbosa – 74 - Centro