A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento funcional, saudável e indicado para incluir na alimentação da população.
Ela é quase sem gosto, menos popular que a soja, mas que além dos nutrientes clássicos, ela contém elementos capazes de prevenir doenças: ela seria a principal fonte de ácidos graxos do ômega 3, que combate vários males, desde a prevenção de problemas cardíacos e até câncer de mama.
Funciona como uma reposição hormonal natural, graças a uma substância ISOFLAVONA que imita hormônio feminino, além da diminuição do colesterol e do peso.
Além de ser rica em vitaminas minerais, a linhaça pode ser adicionada a pães, biscoitos, sucos e refeição em geral.
Ela exerce uma função antioxidante no organismo, e ajuda na renovação celular.
Além disso, ela é útil para os diabéticos, ajuda na prevenção da obesidade, regulariza a função intestinal, auxilia no combate à acne, melhora o equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa e ajuda na diminuição do risco de aterosclerose. Então, comece desde já a consumir linhaça nas suas refeições.