07 março 2012

Cármen Lúcia é eleita presidenta do Tribunal Superior Eleitoral

A ministra Cármen Lúcia Rocha foi eleita ontem (6) por 6 votos a 1, presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o biênio 2012/2014. Ela será a primeira mulher a liderar a corte eleitoral e será responsável pelas eleições municipais de 2012. A mineira era vice-presidente do tribunal e é ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) desde 2006, após ser indicada pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do TSE tem a função de organizar as eleições que ocorrem a cada dois anos no país, zelando pela segurança dos votos e do processo de votação em mais de 5,5 mil municípios.

O presidente também é responsável por pautar os processos que são julgados pelo plenário. Segundo lembra o próprio TSE, o trabalho de Cármen Lúcia será ainda maior neste ano devido à aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Cabe lembrar que a ministra foi a relatora do processo eleitoral de Ubatã que tramita no TSE em Brasília e por algumas vezes já negou recursos do atual prefeito Edson Neves e de Agílson Muniz. Informações: Agência Brasil