
Uma das reclamações mais constantes da população ubatense é a respeito dos carros particulares que trafegam nas ruas com o som muito alto. Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a lei proíbe os veículos de andarem com o som acima de 80 decibéis medidos a 7 metros do carro som, exceto os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, mas estes precisam, claro, de autorização legal para circular.
Esse limite não é pouco, o mesmo equivale a um show de rock com distância de 1 metro da caixa de som. A pena é de 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 127,69 para quem trafegar com som acima do permitido por lei.
Não é só pela poluição sonora, mas também porque, segundo especialistas da área de saúde, uma simples exposição a um som muito intenso pode ser suficiente para levar a um dano auditivo irreversível. Em Ubatã é fácil encontrar carros particulares com som alto nos bares e no trânsito, mas como os policiais farão essas medições se nem possuem decibelímetro? E sem o equipamento a multa não terá validade.
Redação Notícias de Ubatã