29 janeiro 2011

Termoelétrica na região de Ipiaú : E a saúde dos ipiauenses, como é que fica?



Nos últimos dias tem crescido na região o comentário a respeito da instalação de uma usina termoelétrica através da Petrobrás.  A iniciativa a princípio visaria garantir energia elétrica extra para a manutenção do Projeto Santa Rita, dentre outras demandas.
Falar em energia termoelétrica é falar em polêmica.  Independentemente da necessidade da região por mais energia para suprir o avanço do desenvolvimento,  é sempre importante lembrar que sem segurança para o meio ambiente e a saúde da população não existe lucro que seja vantajoso.
Recentemente duas indústrias deste tipo foram objeto de ruidosa manifestação popular  contra a sua instalação na cidade de Sapeaçú, recôncavo baiano.  Através da amostragem obtida em outras experiências do mesmo tipo chegaram aquela pequena cidade informações de casos chuva ácida, câncer e contaminação do lençol freático através dos resíduos lançados por termoelétricas.
No caso de Sapeaçú,  a manifestação foi vitoriosa e a empresa responsável pelo projeto desistiu de instalar as duas usinas, cujo raio de alcance da poluição, segundo os críticos, atingiria a toda a região recôncavo.
Afinal, porque a escolha pela energia gerada por esse método polêmico?  Por acaso a energia eólica,  como exemplo, não seria mais vantajosa, barata e segura?   E mais :  quando se fala em energia termoelétrica cadê o necessário debate com a comunidade e com nossas lideranças a respeito dos riscos que isso poderia trazer para a região?



(IpiauOnline)